domingo, 10 de junho de 2007

Orgulho de ser Português!

Tal como prometemos no último programa do Frequência Jovem, o nosso blog será constantemente actualizado com novos posts.
Para começar esta nova etapa do blog, nada melhor que um post sobre o patriotismo! É um dever ético cada um ser patriota no seu quotidiano, e não apenas aquando dos grandes acontecimentos no nosso país. Todavia, sendo hoje assinalado o Dia de Portugal, Camões e das comunidades portuguesas, penso que será oportuno falar de Portugal!Quando falamos de Portugal e dos Portugueses, temos uma tendência para nos referirmos imediatamente aos feitos heróicos dos nossos antepassados. Lembramos de seguida Camões, que tão bem soube cantar esses acontecimentos na sua epopeia “Os Lusíadas”. De um passado mais recente referenciamos Amália que espalhou o nosso Fado pelos palcos do Mundo ou Eusébio que mostrou que em Portugal também se sabia jogar futebol. Portugal é também sinónimo de mais de 200 milhões de pessoas que falam a nossa língua ou um grande número de comunidades que se espalham um pouco por todos os cantos do mundo. Porém, hoje Portugal também é lembrado pela crise económica em que mergulhou ou por vários crimes públicos.

Apesar de todas estas imagens que são criadas quando falamos de Portugal, há certos aspectos que não podem ser esquecidos. O principal é, a meu ver, o facto de que Portugal não se resume a grandes acontecimentos ou a crises económicas, é algo muito superior a isso. Portugal é o reflexo do nosso trabalho para o crescimento económico. Portugal é o reflexo da nossa ética, no que diz respeito às questões morais do país. Portugal é o reflexo do nosso civismo em assuntos como o ambiente. Portugal é, acima de tudo, um país que conta uma história construída com a fé e preserverança dos nossos pais e avós, que é a nossa própria história e à qual devemos o máximo respeito.

À nossa geração cabe a responsabilidade de honrar o passado e dar o nosso máximo contributo para melhorar o que está pior no país para que no futuro sejam os nossos filhos e netos a reconhecerem e respeitarem o esforço de Hoje. Porque isto sim, é ser Português!

Sem comentários: