quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Cinema: a estrear!

É uma semana (felizmente) difícil, porque das cinco estreias pelo menos quatro são obrigatórias na visão de qualquer cinéfilo que se preze. E o destaque, que até agora tem sido mais ou menos fácil de decidir, tornou-se numa profunda reflexão, daí uma semana difícil. Não querendo desprezar o solitário Goodbye Bafana, um drama de Bille August mas, de facto, é a estreia menos apelativa, pois calhou-lhe uma semana de nomes sonantes. Mas, claro está, não deixa de merecer uma ida ao cinema até porque muitas vezes é onde menos esperamos que encontramos os grandes filmes. Com expectativas muito altas, aguardam-se os outros quatro: Ultimato, O capacete dourado, Morte num funeral e Super Baldas. E resumindo-se tudo, fiquemos assim: o primeiro é de Paul Greengrass e é considerado o grande filme de acção de 2007, o segundo é a estreia de Jorge Cramez na realização e é um filme português muito aclamado pela crítica, o terceiro aperta logo a curiosidade no título, ainda mais depois de se ver o trailer genial, e o quarto e último é uma das comédias mais faladas lá para os lados americanos (a par de Knocked up). Ora então, repito-me e afirmo novamente: qualquer um destes quatro merece ser visto, mas o destaque, e porque temos de apoiar o cinema português, vai para O Capacete Dourado!

Título original: O Capacete Dourado
Género: Drama
Duração: 83m
País: Portugal
Realização: Jorge Cramez
Elenco: Eduardo Frazão, Ana Moreira, Rogério Samora, Henrique Martins, Carloto Cota, Alexandre Pinto, Jaime Freitas, Luís Félix, Maria João Luís, Alexandra Lencastre, Manuel Mozos, Teresa Madruga, Rita Blanco, António Fonseca, Luísa Cruz, Adriano Luz, Jorge Tibério
Direcção de Produção: Diana Coelho
Assistência de realização: Paulo Belém
Decoração: Stephen Malho
Guarda Roupa: Yara Jerónimo
Som: Ricardo Leal, Carlos Mota, Miguel Martins
Montagem de Imagem: Jaime Freitas
Fotografia: Inês Cavalho
Argumento: Carlos Mota, Rui Catalão
Produção: Clap Filmes, Paulo Branco
Site oficial: http://www.clapfilmes.pt/ocapacetedourado/portugues/index_ing.html
Sinopse: Negro da noite, uma estrada mal iluminada, motos em acção brincam com o perigo: um grupo de adolescentes desafia a morte num cruzamento. Jota é o líder do grupo, inclassificável, vive em permanente conflito com tudo e todos. Não consegue parar. A sua disputa com a vida passa-se numa pequena cidade de província subjugada pela rotina dos pequenos conflitos, dos pequenos poderes e das pequenas traições. A sua forma de testar os limites, mais do que uma atitude de rebeldia, é um confronto com o horizonte do futuro que o aguarda. O seu destino não segue linhas rectas a não ser as do asfalto. É então que aparece Margarida. Jota não tem interior, Margarida não tem exterior. Apesar disso, ou por isso mesmo, eles encontram-se. O que poderão fazer?

Fontes: http://www.cinema2000.pt/;http://www.clapfilmes.pt/ocapacetedourado/portugues/index_ing.html

Sem comentários: