
64º Festival de cinema de Veneza!
Lust, caution de Ang Lee. São as frases que se irão associar sempre, depois da arrecadação do Leão de Ouro pelo novo trabalho do realizador de
Brokeback Mountain. Não deixa de ser uma surpresa, já que havia outros filmes que prometiam mais conseguir o prémio máximo da competição.
Lust, caution retrata uma história de espionagem, amor e sexo (explícito diga-se já) entre dois inimigos, no Xangai durante a II Guerra Mundial. Ora, quanto a mim, que ainda não vi nenhum filme da competição, é difícil tecer quaisquer tipo de comentários, sendo que só posso trabalhar no campo das expectativas e das suposições. E aí, então sinto uma profunda desilusão... porque depois de todas as ovações e elogios a
In the Valley of Elah de Paul Haggis (realizador de
Crash), esperava que o filme conseguisse o Leão de Ouro, ou, no mínimo, algum prémio do festival. Nada, absolutamente nada! Como consolo, a esperança de que ainda assim o filme seja bom, já que se fala que esta é já uma das grandes injustiças do festival de Veneza. Eu não desgosto de Ang Lee, mas a verdade é que o seu último filme
Brokeback Mountain foi uma semi-desilusão. E como eu gostaria de ter gostado, porque perante tantos prémios, percebo que qualquer pessoa que não goste seja chamada de homofóbica. Não o sou, mas não posso mentir:
Brokeback Mountain a meu ver não é uma obra-prima, como diriam os americanos
"it's just a good movie, nothing more and nothing less". Ora, mas como por um lado todos os realizadores dão um tiro no próprio pé de vez em quando (e isto aplica-se aos dois nomes), então, agora, aguardo com expectativa os dois filmes. Quanto aos restantes premiados, Brad Pitt congratulou-se com Melhor Interpretação Masculina com
The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford, enquanto Cate Blanchett ficou com a Melhor Interpretação Feminina com
I'm Not There. Este filme recebeu também o Prémio Especial do júri ex-aequo com
La Graine et Le Moulet! Brian De Palma recebeu o Leão de Ouro de Melhor Realização por
Redacted que, à semelhança do filme de Haggis, retrata a guerra iraquiana provocada pelos EUA. E o festival é mais um indicativo do que poderá vir aí para a grande cerimónia dos Óscares...
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