domingo, 7 de outubro de 2007

Hasta la vitória, siempre!




"Hasta la vitória, siempre" é uma das suas famosas citações. A foto que se encontra em cima está Hoje estampada em milhares de camisolas de jovens de todo o mundo que clamam pela justiça social. Este homem, autor desta frase, rosto de tantas e tantas camisolas (e não só), exemplo de vida para muitos, chamava-se Ernesto Guevara de la Serna mas o seu legado ficou imortalizado sob a égide de Che Guevara, ou simplesmente El Che.
Marxista-Leninista convicto, correu a América Latina pra descobrir toda a espécie de problemas sociais possíveis e imaginários. Perante isto, iniciou uma vida ligada à política que o imortalizou, acima de tudo, pela sua coragem. Quarenta anos após a sua morte, a luta da sua vida será recordada aqui, pelo Frequência Jovem...

2 comentários:

Anónimo disse...

"Problemas sociais" sim, "imaginários" não. O Comandante Che Guevara lutou contra a opressão dos povos latino-americanos que na época dele e ainda hoje, aparte de Cuba e da Venezuela, padecem de níveis de pobreza superiores a 50% da população. Che lutou contra a fome, contra a pobreza, contra o analfabetismo, contra a falta de acesso a um sistema de saúde, contra a falta de médicos, de medicamentos e de tudo o que se possa considerar condições mínimas de vida, direitos humanos básicos. Problemas muito, muito reais.

Espero que estudem bem o caso do Che para partilhar com os vossos leitores. Olhem que a vida e o pensamento dele tem muito que se lhe diga. Ele não foi só um guerrilheiro revolucionário, foi também médico, economista, poeta e até operário.

Cumprimentos,
Luís Rocha do Blogue
http://tirem-as-maos-da-venezuela.blogspot.com/

Anónimo disse...

Eu tenho umas havaianas coma foto dele estampada...