sexta-feira, 23 de novembro de 2007

É da inocência das crianças que advém a verdade...


Até aqui o mundo da ciência questionava-se relativamente à altura em que o Ser Humano começava a julgar os outros. A resposta foi dada ontem na revista "Nature" por investigadores norte-americanos que apontam os seis meses.
O estudo que levou a esta conclusão foi realizado pelo departamento de psicologia da Universidade de Yale, em New Haven, Connecticut através da análise do comportamento de bebés com idades entre os seis e os dez meses perante fantoches. Assim, descobriu-se que com meio ano de vida os bebés já são capazes de julgar se os outros são bons ou maus, mesmo que o motivo que os leve a pensar isso não os afecte directamente.
Ao que parece, as crianças ficam mais felizes e satisfeitas se estiverem ao lado de alguém que tenha atitudes dignas e altruístas. Por outro lado, ficam instáveis quando se aproximam pessoas de mau carácter e que gostem de perturbar a vida dos outros.
Infelizmente, muitos adultos não vêem (ou não querem ver) aquilo que bebés com meio ano de vida conseguem ver. Penso que esta é mais uma prova de que é da inocência das crianças que se extrai a maior verdade!

11 comentários:

Anónimo disse...

Mas discordo de uma coisa clarita: os outros não são bons e maus, esse rótulo imposto às pessoas é errado. Todos nós temos coisas boas e más, uns melhores outros piores, todos somos imperfeitos...

Anónimo disse...

E faltou-me acrescentar: ainda bem...

Vitor Moura disse...

Grande post... :)
mas...não poderemos acusar a revista Nature por exploração de trabalho infantil? =P
Já agora...isto dá que pensar...será que não podiamos por bebés de 6 meses a tratar do caso Maddie?! talvez eles descobrissem afinal quem são os maus da fita! :)
Abrcs

Anónimo disse...

Andezito, ja falámos inúmeras vezes disto e sabes bem que concordo contigo, mas tens que admitir que há pessoas piores e melhores. esta investigação quer demonstrar é que os bebés conseguem avaliar o carácter das pessoas pela generalidade das suas atitudes, não querendo isso dizer que as pessoas tenham só atitudes boas ou atitudes más!
E, claro, ainda bem...XD

Bjs

Frequência Jovem disse...

floccinaucinihilipilification, muito bem pensado! Ainda não tinha visto as coisas por esse prisma!

FJ

telma disse...

grande post.
e realmente, eles podem ser a solução para o problema da maddie x) *

Bruno Costa disse...

Embora ande meio desaparecido não me esqueci deste blog e por isso nomei-o para um prémio.
Passa pelo Krónikas Feirenses para ver.
http://23kronikasfeirenses.blogspot.com/

Anónimo disse...

grande artigo!! e concordo ctg clara kd dixes k sim há pessoas piores e melhores..todos temos defeitos e qulaidades mas há pessoas k têm mts mais defeitos k qualidades...n podemos negar isso!

agora..as crianças com 6 meses? fikei impressionada mas acredito 100%

kissinhos**

Frequência Jovem disse...

Obrigado bc23 por novamente nos distinguir com um prémio. Brevemente escolheremos então os 7 blogs que consideramos merecedores do reconhecimento.

FJ

Marlene. disse...

Os mais inocentes são os que melhor julgam as pessoas! xD

Marlene. disse...

P.s- quando eu nasci vi logo que o André era boa pessoa, foi por isso que me apaixonei por ele *.*