10 - Assalto e Intromissão de Anthony Minghella
9 - Hairspray de Adam Shankman
8 - Ratatui de Brad Bird e Jan Pinkava
A verdade é que Ratatui não é para mim a obra-prima aclamada pela crítica especializada, mas é sem sombra de dúvida o melhor filme de animação do ano e um dos melhores argumentos do campo da animação. Ao associar o indissociável (ratos e cozinha), no meio de humor e a ternura própria dos filmes da Disney, Ratatui torna-se uma irrecusável proposta...
7- Gangster Americano de Ridley Scott
É possivelmente o único filme desta lista que tem fortes probabilidades de estar presente na principal categoria da próxima cerimónia dos Óscares. E convenhamos: tem aparato para isso. Ridley Scott é um veterano nestas andanças, o filme é recheado de grandes interpretações (destaque para Denzel Washington) e, mesmo sendo violento, é o chamado "filme bonito"! Não há nada de novo, é certo, mas é um dos melhores "filmes bonitos" já feitos...
6- Cartas de Iwo Jima de Clint Eastwood
Este projecto é logo interessante pela premissa: olhar para a mesma batalha segundo dois prismas, o lado americano e o lado japonês. O primeiro olhar deu-nos o já jeitoso filme As bandeiras dos nossos pais, chegou-nos mais tarde esta pérola Cartas de Iwo Jima! É Clint Eastwood a provar porque é considerado um dos maiores realizadores vivos...
5- O Labirinto do Fauno de Guillermo del Toro
O labirinto do Fauno prima sobretudo pelo argumento genial e pelo cruzamento entre a realidade e a fantasia. É um conto de fadas para adultos, extremamente bem trabalhado e interpretado, com algumas das melhores criações da fantasia moderna (exemplo da imagem) e um final que nos deixa completamente rendidos ao filme. Obrigatório!
4- Promessas Perigosas de David Cronenberg
É a obra que me vai fazer rever David Cronenberg. Uma história de violência era para mim (só e apenas) um bom filme, já este Promessas Perigosas é um deslumbrante trabalho que mostra sem artifícios (coisa rara no cinema!) o mundo da máfia Russa. A química entre Viggo Mortensen e Naomi Watts é única, num filme que se pode gabar de não ter rótulos. Alguém que se atreva a dizer que isto é um "filme de acção"...
3- Planeta Terror de Robert Rodriguez
É possivelmente o melhor filme xunga de todos os tempos e consegue uma proesa rara: um GRANDE filme de entretenimento... e de zombies! A provar que o género não estava gasto e que Robert Rodriguez é um realizador a destacar! Rose McGowan está brilhante, e a sua perna - metralhadora é já um ícone no cinema! Para ver e rever sozinho e com os amigos!
2- À Prova de Morte de Quentin Tarantino
À prova de morte é Quentin Tarantino... e é genial (será uma redundância?!). Diálogos inesquecíveis, interpretações primorosas e acção pura e crua. Serve também como um óptimo complemento para Planeta Terror, nesse projecto (ainda não visto para estes lados) chamado Grindhouse! O melhor filme do ano para os visitantes do Frequência Jovem.
1- Zodiac de David FincherInfelizmente esquecido nas nomeações dos Globos de Ouros, possivelmente esquecido nos Óscares. Quanto a mim, Zodiac é genial do ínicio ao fim e um dos filmes mais arrepiantes dos últimos tempos. O melhor de David Fincher (sim, melhor que Seven!) e um filme em que os protagonistas somos nós! Entramos dentro do filme, e sentimos realmente medo!Isto sim é cinema...
2 comentários:
Desta lista os que mais gostei foram o Zodiac e o Labirinto do Fauno (e tenho a certeza que se tivesse visto o Death Proof estaria nos melhores :D.)
tal como dizes o Zodiac, é um filme muito muito bom! Eu tava a ver sozinha a noite e houve uma altura em que estava realmente cheia de medo e dei por mim a respirar bem fundo e sentir mesmo aquilo.. achei brilhante! O Labirinto del Fauno, quase nem há palavras.. é magnifico!
txih!já há tempos k num vinha cá! =P
apesar de não os ter visto a todos, concordo com o vencedor! :) grande filme!
talvez me pareça que o ratatui pudesse ficar em melhor posição...mas como não vi o 6º e o 5º não posso falar, mas gostei mesmo muito do filme!akela ratazana cativou-me!!! hihi!
Enviar um comentário