sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

As nossas escolhas - álbuns

10 - Minutes to midnight - Linkin Park Não foi o regresso esperado dos Linkin Park...o sucesso esperava-se em maior escala, as músicas mais viradas para o nu metal que os caracterizou. Em vez disso saiu-nos um trabalho virado para a crítica social (exemplo do single What I've Done) e com baladas dignas do pop (Shadow of the day). Ao contrário do que se tem dito, esta mudança parece-nos um sinal de força e inovação, e todo o álbum tem uma sonoridade muito forte o que faz dele um dos grandes de 2007!

9- Neon Bible - Arcade Fire
O segundo álbum da banda canadense tinha o grande problema do primeiro álbum ser algo como Funeral, consensualmente um dos grandes trabalhos dos últimos anos. Neon Bible é inferior, é certo, mas não deixa de ser um muito curioso álbum. Foi gravado numa igreja, e o respeito imposto pelo local sente-se logo na primeira faixa Black Mirror! Acima de tudo, prova-se que Arcade Fire é uma das bandas mais promissoras deste novo século...

8- Rádio Alegria - Azeitonas
É um nome, possivelmente, pouco conhecido (ainda!). Mas é obrigatório estarmos atentos a estes Azeitonas. O projecto é logo interessante pela ideia de vender o cd como um livro, isto é, um livro que tem grátis um cd! A verdade é que os livros são considerados cultura (e o iva é 5%) e os cd's não são cultura (e o iva é 21%)! Por outras palavras, Eu, Carolina é cultura, Rádio Alegria não o seria...vá-se lá entender este país! Para além desta insólita curiosidade, o álbum resgata um populismo muito português como já não se via há muito tempo, de forma sincera e apaixonante. Repito, obrigatório!

7- Back to Black - Amy Winehouse
Amy Winehouse é indubitavelmente a grande revelação de 2007. Uma imagem diferente e marcante, num estilo de música pouco associado ao grande público. O álbum é coeso e tem uma música estupenda chamada rehab... Back to Black é talento em estado puro, uma das melhores propostas de 2007!

6- Vôo Nocturno -Jorge Palma
Secalhar só para ouvirmos uma obra-prima da música como Encosta-te a mim já se justificava este Vôo Nocturno. No entanto, todo o álbum é a qualidade garantida a que Jorge Palma nos habituou, música portuguesa cantada em português no seu melhor! Há também uma pérola chamada Olá (cá estamos nós outra vez)!

5- Shangri-la - Wragunn
Wraygunn é daquelas bandas portuguesas em que me pergunto: para quando o estrelato internacional?! She's a go go dancer é fenomenal, Love is my new drug surpreendente! Se ainda não conhece Wraygunn, digite já http://www.youtube.com/ e pesquise por eles. A seguir segue-se inevitavelmente a compra do álbum...

4- Graduation - Kanye West

Agrada a gregos e troinanos (acredito eu!), agrada aos que gostam e aos que não gostam de hip-hop. Porque realmente isto é muito mais do que hip-hop...futurista, viciante, Graduation é a prova de que Kanye West é um génio do estilo. E tem Stronger, uma das melhores músicas do género dos últimos anos!

3- Favourite Worst Nightmare - Artic Monkeys

É, para mim, de longe superior ao primeiro álbum Whatever people say I am, That's what I'm not, que já era muito interessante. É rock, é punk, é indie e , no fundo, não é nada disso! É Artic Monkeys...brainstorm é uma das grandes músicas de 2007, Favourite Worst Nightmare um dos grandes álbuns!

2- Life in cartoon motion - Mika

"Mika em segundo lugar?!"...e porque não?! Os preconceitos ficam para quem os tem, quanto a mim, Life in cartoon motion é um rol de surpresas, bem-disposto, animado e recheado de novas ideias e conceitos! É um dos melhores álbuns pop do século, que nos revela um dos nomes mais promissores da música actual. Tem a inspiradíssima Grace Kelly, e a comovente Happy Ending. "É bom?!"...não, é Muito Bom! Nem sempre nos podemos guiar pelas capas...
1- In Rainbows - Radiohead

Este primeiro lugar não é (como muito se acusa noutras listas!) baseado no conceito inovador do lançamento do álbum....a verdade é que o raio do cd é mesmo bom! Tem nude, tem videotape, tem reckoner, tem uma mão cheia de GRANDES músicas. Não há muito a acrescentar...agarrem-se a ele, ouçam-no até não poderem mais, rendam-se a In Rainbows!

6 comentários:

telma disse...

ora bem, comentado a vossa lista..
os Linkin Park, foram daquelas bandas que me marcaram praí 13/14 anos.. mas que depois deixei de ligar.. este ano como ia ao Alive no dia deles, tive a curiosidade de ouvir o album.. as que mais gosto são a Leave Out All the Rest, the little thing you give away e given up. o concerto foi bom, mas é daquelas bandas que já não me diz muito.
Agora tenho de discordar com o 9 lugar dos Arcade Fire, para mim estão no topo da lista ^^ e para mim foram A banda da decada :D
não conheço muito dos Azeitonas.. por isso não posso falar.. mas não sabia isso do livro. bela ideia da parte deles :D
a Amy é grande ^^ é sem duvida um grande album.
Quanto ao Jorge Palma.. tb não posos falar muito pq apenas me fiquei pelo belissimo single.
Os Wraygunn são das melhores bandas portuguesas de facto ^^ (se bem que nada bate os Linda Martini *.*).
Hum, não gosto de Kanye West.
Agora quanto aos Arctic, o cd é grande! eles são grandes! A minha favorita é a Do Me A Favour :'D
Tb gosto do Mika ^^
E os Radiohead, gosh! é sem duvida um dos grandes albuns do ano. A minh favorita é a Videotape,uma obra prima.

Nessa lista, acho que falta o Boxer - The National, Our Love To Admire - Interpol, Sound of Silver - LCD Soundsystem e acho que os Klaxons tb foram das grandes revelações de este ano.

Frequência Jovem disse...

Dos nomes que citas, gostei também bastante do Boxer - The National! Seria possivelmente o 11ºlugar :D

Volta Sempre!
FJ

Anónimo disse...

desses álbuns da lista não ouvi o das azeitonas, do mika e voo nocturno do Jorge palma (por birra - recuso-me perder tempo a ouvir músicas dum gajo k se apresenta em palco e num sabe a letra das próprias músicas! dava jeito tar sóbrio na profissão dele!aconteceu no concerto aki em gmr!)
de resto só punha aí o dreams in colour do david fonseca! é um dakeles álbuns k o ponho a tocar e não consigo carregar no botão eject!
talvez trocasse o dos LP (para mim a decepção do ano) pelo icky thumb dos white stripes que aos poucos me vão cativando cada vez mais!
kt ao vencedor, é um dos raros álbuns k gosto mm muito mas nunca o ouço! kuase sempre k ouço música eh no carro, e kd conduzo não consigo ouvir álbuns calmos...tenho k tar mm mt melancólico para o conseguir ouvir todo! Comprei-o(dei uns bons 5euritos por ele!o k eh barato olhando à qualidade do conteúdo e justo olhando à qualidade de som) e só o ouvi umas duas ou três vezes!

falta dizer k tb gostei mt do álbum dos mundo cão, dos fonzie e do grande eat me, drink me do Marilyn Manson!

Anónimo disse...

epah!isto ate parece parvo,LOL, mas eskeci-me de referir akele k foi para mim, a par do in rainbows, o álbum do ano!
Echoes Silence Patience & Grace dos Foo Fighters.
Muito bom mesmo!

Frequência Jovem disse...

Também gostei...mas faltou qualquer coisa =)

Anónimo disse...

Amo o Mika, e acho que os cd's dele sao otimos. Eu adoro as musicas que tem sentido e sao as melhores musicas da atualidade.