segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Um debate sobre...literatura!

Ler...quantas memórias e recordações nos traz esta palavra, quantas personagens, nostalgia de uma infância que não volta, quantos sonhos nos trouxe e nos traz este simples acto de ler! Faz-nos sonhar, faz-nos crescer, interrogar, idealizar, faz-nos fugir à sociedade robot! Ou será que não?! Ou será que ler não passa de uma mania cultural, um hobbie como outro qualquer?!
É a partir destas simples perguntas que sexta-feira vamos iniciar o nosso debate. No blog, iniciemo-lo já! Afinal...


...porque gostamos ou não de ler?

...como explicar os recentes fenómenos, Código da Vinci e Harry Potter?

...Saramago, um grande escritor ou um pseudo-intelectual?

...Fernando Pessoa, um grande poeta ou um paranóico sem sentido?

... Eça de Queirós, inteligência narrativa ou arrastamento insuportável?

... e as personagens mais marcantes da literatura?

... e o melhor escritor dos dias de hoje?

... e o melhor livro da última década?


E quantos e poderia eu acrescentar aqui, numa lista interminável de perguntas que, sabemos nós, não chegarão a conclusão nenhuma. Mas só o debate permite-nos reflectir, permite-nos crescer...e sonhar! Talvez como o simples acto de ler...

7 comentários:

telma disse...

posso dizer que gosto bastande de ler. (se bem que ultimamente, com pena minha, não me tenho dedicado muito a isso :s ). 'Faz-nos sonhar, faz-nos crescer, interrogar, idealizar, faz-nos fugir à sociedade robot!' é por isto mesmo que gosto de ler. Ler, é como ver um filme. Entras noutras vidas, 'vives' outras vidas, mas aqui com a vantagem de poderes ser tu a idealizar tudo.

Já li os livros todos do Dan Brown e acho que o melhor nem é o Código DaVinci, mas sim o Anjos e Demónios.. o CdV só foi mais mediatizado pelo tema em questão.. Criso, a Igreja, mas não acho que seja um grande escritor.. anda sempre a volta do mesmo.

Quanto ao Harry Potter, também já li tudo e posso dizer que sou super fã. Sempre gostei muito destas coisas de feiticaria e bla bla bla (qd era pequena achava que tinha poderes, por causa do Charmed xD) e o conceito de haver um 'submundo' de feiticeiros e poder fazer parte dele é fascinante :D Enfim, sabe deus o quanto me custou ler a ultima pagina do ultimo livro :|

Quanto ao Saramago, ainda só li 50 páginas do Memorial.. e até estou a gostar :D
Fernando Pessoa, é O génio português e basta dizer isto. Venero o homem.
Do Eça de Queiroz só li os primeiros 5 capitulos d' Os Maias e epá.. até estava a gostar a história do Pedro e de como tudo tinha acontecido até aos dias de hoje.. mas nao tive paciencia para ler o resto xD

Frequência Jovem disse...

Não sei se sabes, mas a J.K. Rowling admitiu um novo livro da saga do Harry Potter...por isso nada de tristeza Telma =)

Anónimo disse...

André, enganaste-me...o livro que vai sair é o suposto livro que Dumbledore deixou a Hermione para ajudar o Harry e nada tem a ver com a saga :x

telma disse...

Oh, o que ela disse foi um livro a explicar algumas coisas do mundo da Feitiçaria de Hogwarts e assim.
Mas o Harry Potter, acabou mesmo :'l tenho a dizer que um bocado de mim morreu nesse dia xD

Frequência Jovem disse...

Pois de facto têm razão...é o que dá ler títulos sensacionistas de certos jornais =)

Anónimo disse...

Belo tema!
Por acaso não sou grande leitor...leio alguns livros quando tenho tempo, portanto não sou a melhor pessoa para falar deste tema. Mas quando leio faço-o pela mesma razão que vejo um filme p.e. para me entreter, passar o tempo, e os livros têm a vantagem de nos deixar a imaginar, ao passo que um filme já nos entrega as imagens todas!
Harry Potter conheço pouco e do pouco que conheci, não gostei muito, aliás sempre achei que era um hype excessivo. Quanto a Dan Brown, gostei de todos, se bem que concordo com a telma quando diz que anda sempre à volta do mesmo tema (já chateia!lol).
Saramago, não consigo considerar o tipo português! Que fique lá nas espanhas que eu não me importo nadinha! :)
O FP, sempre o achei um drogado esquizofrénico! e ao mesmo tempo um génio! (só falta saber qual das três coisas veio primeiro!)
Eça , inteligência narrativa E arrastamento insuportável! (a sério que consigo adormecer a ler aquilo!)
Posso também dizer que um livro que me marcou muito, foi o Scar Tissue, que é uma (auto)biografia do Anthony Kiedis (dos RHCP) e marcou-me pelas histórias da vida dele! Verdadeiramente Sexo, Drogas e Rock na primeira pessoa e sem tabus!
Agora só me falta mesmo acabar o Mein Kampf, é sempre bom ver os dois lados de um conflito. Já toda a gente conhece o lado dos aliados, mas e o lado dos alemães?
AH! e aqui só se está a falar de ler livros! e ler outras coisas, como blogs, artigos de jornais/opinião (net e papel), revistas, etc!? também é ler!
:)

Anónimo disse...

Ola =D
Gostei muito do vosso debate de hoje. Foi um tema de extrema importancia, nao só para os jovens, mas para toda a comunidade em geral.
Reportando-me ao tema debatido penso que nos dias que correm ler é essencial. Os livros fazem parte da nossa formação pessoal e profissional. Pela minha parte posso dizer que adoro ler e nao consigo viver sem livros.
Nao só o Harry Potter como muitos outros. Há muitos bons livros portugueses ao ocntrário do que se possa pensar. Já que tanto se comentou as obras estudadas no 12ºAno posso dizer que gostei imenso de ler os Maias no ano passado. É uma obra fantástica, uma verdadeira lição de vida para qualquer pessoa.

Continuem.
Beijinhoos André e Clara.